28/08/2018

Você sabia que a manutenção requer planejamento?

Todo equipamento precisa de manutenção para funcionar bem. Na área de geração de energia, verificar periodicamente os componentes de um maquinário também garante sua eficácia e o aumento da vida útil. No caso dos grupos de geradores, fazer a manutenção preventiva reduz gastos com manutenções corretivas inesperadas e perda de produção.

Para fazer a manutenção preventiva adequada, a empresa deve se planejar: providenciar o serviço a cada seis meses ou 250 horas de uso. O uso de um horímetro vai indicar o período de funcionamento do equipamento ou tempo em tempo em meses, caso o maquinário esteja em stand-by.

Para garantir a eficácia, recomenda-se a execução por profissionais de duas áreas: Mecânica e Eletrotécnica. Afinal, como o próprio nome mesmo diz, trata-se de um grupo motor gerador, onde existem componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos, que necessitam de avaliação periódica.

Custo-benefício da manutenção em grupos geradores

  • Melhora da qualidade dos gases expelidos pelo escapamento
  • Redução de impactos negativos ao meio ambiente
  • Preservação de componentes mecânicos e redução de custos
  • Aumento da vida útil dos grupos geradores
  • Diminuição dos riscos de falhas dos equipamentos
  • Eliminação da perda de produção

A manutenção preventiva é apenas um dos serviços de engenharia oferecidos pela Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia. Conheça mais serviços em www.exsergia.com.br.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.