19/09/2018

Você sabe o que é SPDA?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um dos principais itens de segurança patrimonial porque reduz os efeitos e propagações de descargas atmosféricas nas edificações.

No Brasil, a importância do SPDA é vital para edifícios residenciais e estabelecimentos comerciais. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos seis anos, o país registrou uma média anual de 77,8 milhões de raios, sendo que a maior parte dos incidentes ocorreu entre o verão e a primavera, que começa no dia 21 de setembro.

Além de proteger o local, o SPDA ajuda a evitar prejuízos. O sistema previne danos em equipamentos e consequentes interrupções de energia, o que garante a eficácia dos processos de produção e prestação de serviços.

Outro aspecto importante é a segurança. Ao instalar o SPDA, empresas e condomínios também previnem acidentes com pessoas, ou seja, diminui-se o risco de morte.

Regras para instalar SPDA

Os condomínios são estabelecimentos bastante afetados, principalmente, os mais altos. Por isso, a instalação do sistema é uma exigência do Corpo de Bombeiro para os seguintes casos:

  • Edifícios com mais de 30 metros de altura;
  • Instalações comerciais e industriais com mais de 1.500 m² de área construída;
  • Áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis;
  • Edificações a critério do Corpo de Bombeiros.

Funcionamento do SPDA

Os SPDAs são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas. Elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, ou seja, criam um caminho para corrente gerada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.

Instalação do SPDA

A Exsergia possui profissionais qualificados e capacitados para a implantação do SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, manutenções e entre outros serviços.

Periodicidade do SPDA:

Segundo a NBR 5419, a inspeção visual do SPDA deve ser efetuada anualmente. Já as inspeções completas devem ocorrer nos seguintes prazos:

  • Cinco anos: para estruturas destinadas a fins residenciais, comerciais, administrativos, agrícolas ou industriais, excetuando-se áreas classificadas com risco de incêndio ou explosão;
  • Três anos: para estruturas destinadas a grandes concentrações públicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estádios de esporte, centros comerciais e pavilhões), indústrias contendo áreas com risco de explosão, conforme a NBR 9518, e depósitos de material inflamável;
  • Um ano: para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.).

Através de um cronograma elaborado com o cliente, a Exsergia consegue traçar o planejamento ideal para as manutenções necessárias para a eficácia do SPDA em seu estabelecimento e também os laudos obrigatórios.

Contate a Exsergia e peça um orçamento para instalar ou fazer a manutenção do SPDA do seu condomínio ou estabelecimento. Saiba mais em www.exsergia.eng.br.

 

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.