04/01/2019

Termografia permite diagnóstico preciso da rede elétrica

Avaliar periodicamente a performance de equipamentos em sistemas elétricos inclui o uso da termografia para evitar anomalias que geram prejuízos e também acidentes.
A termografia permite um diagnóstico preciso da rede de energia elétrica. Por meio do uso de uma câmera termográfica com sistema infravermelho, pode-se verificar o real estado dos sistemas, equipamentos, componentes e dispositivos elétricos de diferentes consumidores (sistemas e subsistemas).
Como funciona?
O instrumento termográfico identifica a temperatura com absoluta precisão, ou seja, verifica se a temperatura nos componentes elétricos está acima do especificado pelas normas ou recomendações dos fabricantes. A câmera termográfica localiza se há falha suspeita, falha certa ou falha iminente. Assim, através da ação preventiva, as possibilidades de erros são eliminadas.
A inspeção termográfica deve ser feita por uma empresa certificada, que possa indicar as soluções necessárias para os problemas apontados através de um laudo certificado e assinado por um engenheiro.
Para a validade da inspeção, recomenda-se o intervalo de seis meses entre as análises termográficas, não podendo ultrapassar prazo superior a 18 meses, conforme a NBR 15763/2009.
Custo x benefício
· Preservação de vidas com a eliminação do risco de incêndios providos de curtos circuitos elétricos;
· Aumento de vida útil dos componentes do sistema elétrico, bem como todos os equipamentos ligados a energia elétrica;
· Redução do risco de paradas de funcionamento do sistema elétricos devido as falhas, causando perda de produção e principalmente perdas de vidas, em casos de hospital;
· Redução na conta de energia, devido à elevação dos custos no caso de aquecimento, pois a ação física da elevação de temperaturas aumenta consideravelmente o consumo de energia.
A termografia é apenas um dos serviços de engenharia oferecidos pela Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia. Conheça mais serviços em www.exsergia.com.br.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.