26/09/2018

SPDA previne acidentes causados por raios

A primavera já começou e também o período que traz graves riscos às edificações. A partir da estação das flores até o fim do verão, aumenta a incidência de raios no país. Para proteger as vidas humanas e o patrimônio, a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), através da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5419, determina que prédios ocupados sejam protegidos com SPDA. A regra vale para todos os tipos de edifícios: condomínios, indústrias e comércios.

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um dos principais itens de segurança patrimonial porque reduz os efeitos e propagações dos raios nas edificações. Além de proteger o local, o SPDA ajuda a evitar prejuízos. O sistema previne os danos causados por quedas de energia, o que garante a eficácia dos processos de produção e prestação de serviços.

Outra vantagem é a segurança. Ao instalar o SPDA, empresas e condomínios também previnem acidentes com pessoas, ou seja, diminui-se o risco de morte. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos seis anos, o país registrou uma média anual de 77,8 milhões de raios, sendo que a maior parte dos incidentes ocorreu entre o verão e a primavera.

Obrigatório

A instalação do SPDA é uma exigência do Corpo de Bombeiro para os seguintes casos:

  • Edifícios com mais de 30 metros de altura;
  • Instalações comerciais e industriais com mais de 1.500 m² de área construída;
  • Áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis;
  • Edificações a critério do Corpo de Bombeiros.

Instalação

A Exsergia possui profissionais qualificados e capacitados para instalar o SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, manutenções e entre outros serviços que garantem a eficácia do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Contate a Exsergia e peça um orçamento para instalar ou fazer a manutenção do SPDA do seu condomínio ou estabelecimento. Saiba mais em www.exsergia.com.br.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.