25/06/2018

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas ajuda a salvar vidas

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta: o Brasil é líder mundial na incidência de raios, com 50 milhões de descargas por ano. Entre 2000 e 2016, cerca de duas mil pessoas morreram em consequência de descargas elétricas no país. Desse total, 76% ocorreram no verão e na primavera. Mas o risco desses acidentes ocorre o ano todo. Por isso, a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 5419, determina que as edificações ocupadas obtenham o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o SPDA.

Cada tipo de edificação tem a sua particularidade no que diz respeito ao nível proteção do SPDA. O dimensionamento segue variáveis como quantidade de pessoas, tipo construtivo da edificação, localização e equipamentos elétricos eletrônicos. Portanto, para chegar ao projeto correto, é necessário a contratação de empresa especializada e corpo técnico de engenharia com conhecimento total da norma que rege a demanda, que também atinge várias regiões do país, entre elas a Baixada Santista.

A incidência de raios na região quase dobrou de 2016 para 2017, conforme o Elat.  Levantamento do órgão indica que, de janeiro a novembro do ano passado, ao menos 34.678 raios caíram nas nove cidades locais. A quantidade é 96,15% superior à incidência do fenômeno em igual período de 2016, quando se registraram 17.680 descargas elétricas na Baixada Santista.

 

Custo-benefício do SPDA:

  • Preservação de vidas, com a redução dos riscos causados pelas descargas atmosféricas
  • Redução dos riscos de curto-circuito em equipamentos
  • Prevenção de incêndio, já que descargas elétricas podem atingir produtos explosivos ou inflamáveis no local
  • Proteção da estrutura física da edificação

Laudos, projetos e instalação de SPDA são apenas alguns dos serviços de engenharia oferecidos pela Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia. Conheça mais serviços em www.exsergia.com.br.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.