20/12/2018

Manutenção garante sobrevida a geradores de energia

Para funcionar bem, todo equipamento precisa de manutenção. Na área de geração de energia, verificar periodicamente os componentes de um maquinário também garante sua eficácia e o aumento da vida útil.
No caso dos grupos de geradores, o combustível é uma peça-chave que necessita de avaliação preventiva, pois trata-se de fluido perecível e sua validade é de até seis meses. Outro alerta: quando consumido fora da validade, o combustível pode causar graves danos no conjunto do motor gerador.
Diálise
O processo conhecido como diálise de combustível executa a filtragem do óleo diesel armazenado nos reservatórios tanques. São retiradas uma grande parte do particulado (impurezas e resultados de reações orgânicas) e água (oriunda da umidade relativa ou por outros meios).
A diálise de combustível é realizada por técnicos especializados em máquinas mecânicas e sistemas de combustível. Na prática, o combustível é inserido na máquina de filtragem, onde filtros membranas removem as impurezas. Depois o combustível é inserido novamente no sistema de abastecimento limpo e pronto para uso.
Para o bom funcionamento, recomenda-se o intervalo de seis meses entre as diálises de combustível, não podendo ultrapassar prazo superior a 12 meses.
Custo x benefício
• Melhora da qualidade dos gases expelidos pelo escapamento
• Redução de impactos negativos ao meio ambiente
• Preservação de componentes mecânicos e redução de custos
• Aumento da vida útil dos grupos geradores
• Diminuição dos riscos de falhas dos equipamentos
• Eliminação da perda de produção
• Maior confiabilidade do sistema de geração
A diálise de combustível é apenas um dos serviços de engenharia oferecidos pela Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia. Conheça mais serviços em www.exsergia.com.br.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.