16/01/2018

Importância da manutenção

A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos e operadores, melhorar a qualidade produtiva e reduzir os custos extras de produção e evitando desperdícios desnecessários. Todas as máquinas e equipamentos, sem distinção, apresentam falhas que acabam por comprometer a sua operabilidade, funcionalidade e principalmente a confiabilidade. Para evitar todos esses problemas, é necessário criar uma política rígida de manutenção, mitigando e agindo no problema antes mesmo dele surgir.

Existem 4 tipos de manutenções:

Manutenção preditiva a qual é realizada com o intuito do acompanhamento periódico de máquinas e equipamentos, através de dados coletados por meio instrumentos, inspeções visuais e técnicos especialistas. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva são as análises de medições de: vibração, temperatura e termografia, RX, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.

Manutenção preventiva a qual é realizada com o intuito preventivo. Toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir, mitigar e impedir falhas no desempenho de máquinas e equipamentos. A manutenção preventiva aumenta a confiabilidade e leva as máquinas e equipamentos em uma situação operacional próxima das condições que as mesmas foram fabricadas.Essa manutenção costuma ser de baixo custo, pois não interfere na produção e é executada exatamente antes da falha da máquina ou equipamentosem que prejudique o andamento da produção.

Manutenção corretiva a qual é realizada com o intuito corretivo. Que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou o equipamento a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. Essa manutenção costuma ser de alto custo, pois interfere na produção e é executada exatamente na falha da máquina ou equipamentona maioria das vezes prejudicando o andamento da produção por paradas não planejadas.

Manutenção Produtiva Total – TPM (Total Productive Maintenance) a qual visa atingir “zero quebra” ou “zero falha” em máquinas e equipamentos. É um tipo de manutenção, que não se preocupa somente com a manutenção em máquinas e equipamentos, mas na melhoria contínua, somada ao comportamento das pessoasque são as responsáveis pela qualidade do produto ou serviço.Tem como objetivo principal eliminar as perdas geradas no fluxo de produção através da integração dos setores de manutenção e operações.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.