04/06/2018

Horo sazonal + geradores = economia

Não entendeu a equação? É simples: o uso de geradores de energia em horário de pico de consumo, o chamado horo sazonal, pode gerar economia na conta de energia elétrica.

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – define horo sazonal como a estrutura caracterizada pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano. Ou seja, é o horário de pico do consumo de eletricidade, normalmente entre 17 horas e 22 horas, quando a maioria das pessoas chega em casa, toma banho, liga a TV, o forno elétrico e outros eletrodomésticos.

O horo sazonal também coincide com o acionamento da iluminação pública. E apesar de grande parte do comércio cessar as atividades neste período, muitas indústrias e fábricas ainda estão produzindo. Por isso, essa faixa de horário (que varia em cada Estado) é considerada mais crítica pela Aneel e concessionárias de energia. O resultado? O valor da tarifa fica mais caro durante esse período.

Custo-benefício

Indústrias, empresas e até condomínios estão optando pela utilização de geradores de energia durante o horo sazonal para baratear o consumo nos horário de ponta.

Umas das opções é a locação dos equipamentos, principalmente para as empresas de pequeno e médio portes devido ao alto custo da compra de um gerador. O aluguel também pode ser uma estratégia para um grande serviço ou períodos em que a demanda de energia é maior, como em picos de produção.

Soluções

A Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia oferece serviços voltados à eficiência energética. Um deles é a locação de geradores, que traz muitos benefícios. O serviço inclui as etapas de instalação, controle, desempenho ou manutenção. Outra vantagem para a contratante é o desencargo de etapas ligadas ao impacto ambiental como a contenção de fluidos.

A locação de geradores é apenas um dos serviços da Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia. Conheça nossos produtos no portal www.exsergia.com.br.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.