23/05/2018

Geradores garantem eficiência e evitam prejuízos

Sua empresa realiza a última fase de um grande negócio. Os colaboradores empenham todo o esforço na linha de produção. Tudo vai bem, dentro do prazo. Mas, de repente, para tudo, literalmente. Além de muito transtorno, as falhas de energia elétrica causam prejuízos. Apenas no setor da indústria, 70% das empresas que usam a eletricidade como fonte no processo produtivo têm perdas diretamente ocasionadas por falhas na distribuição. Os dados são da última pesquisa (2016) da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que destaca como perdas matéria prima, produtos e horas de trabalho.

A saída para evitar a interrupção do abastecimento de energia é o uso de geradores, que também podem gerar economia. A utilização dos equipamentos – durante todo o dia ou em um período, principalmente nos horários de pico quando os custos são mais altos – pode ser uma estratégia para diminuir os gastos com a conta de energia elétrica.

José Elinaldo Silva, diretor comercial da Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia, explica que fontes alternativas, em conjunto com os serviços de uma concessionária, podem resultar em uma economia de 10% a 15% nos gastos com energia. “Esse percentual pode ser ainda maior, principalmente se o estabelecimento tem um perfil de grande consumo nos horários de ponta”, complementa.

O diretor de operações da Exergia, Cristiano Siqueira, destaca outras vantagens. “Com a utilização de um grupo de geradores pode-se evitar desde os prejuízos tangíveis, como a perda na produção e processos administrativos, até os intangíveis, entre eles os danos à imagem da empresa perante o cliente por não honrar prazos”.

Outro aspecto positivo é a eficiência durante uma crise. Em março deste ano, quando uma falha na Usina de Belo Monte ocasionou um apagão de, ao menos, quatro horas em 13 estados das regiões Norte e Nordeste, somente as empresas que tinham geradores conseguiram garantir o funcionamento da linha de produção no período. “No momento em que grande parte do mercado estava literalmente apagada, as empresas que detinham o recurso da geração própria de energia estavam a pleno vapor. Comprar ou locar uma fonte alternativa de eletricidade também é uma oportunidade de exposição positiva de uma marca no mercado”, destaca José Elinaldo Silva.

Locação
No entanto, a compra de um gerador pode ser um investimento muito alto, principalmente para empresas de médio e pequeno portes. A melhor saída nesse caso é a locação – estratégia para uma determinada obra ou evento, ou ainda aqueles dias em que a demanda de energia é maior, como em picos de produção. “Na locação, a empresa contratante pode manter o foco no seu negócio fim. Não desperdiça energia em etapas de instalação, controle, desempenho ou manutenção, porque elas já estão atribuídas  no contrato de locação do gerador ou grupo de geradores”, cita o diretor comercial da Exsergia.

Outra vantagem da locação é o desencargo de etapas ligadas ao impacto ambiental. “O grupo motor gerador é um sistema composto de complexa mecânica, elétrica e eletrônica. Apenas empresas especializadas no setor podem transitar nestas áreas com segurança, assim como fazer a instalação do equipamento, que não se resume à delimitação do espaço, mas também a questões ambientais, como contensão de fluídos”, diz José Elinaldo Silva que destaca ainda a necessidade da expertise de manejo do equipamento. “Sua instalação é complexa e requer conhecimentos técnicos. Vai desde o dimensionamento e direcionamento de entrada e saída de ar, para que atinja quantidade suficiente para a troca do motor a combustão interna, até seu posicionamento para evitar poluição sonora no local. Em um mundo onde busca-se de forma constante a eficiência, o que é melhor: arriscar-se a instalar um gerador sem expertise ou contratar empresa especializada?”.

Segurança
Outro benefício em ter um grupo de geradores é a segurança. O produto torna seguro o acesso e trânsito das pessoas na empresa. Em casos de queda de energia, portões eletrônicos, câmeras de segurança, elevadores, redes de computadores e outros itens indispensáveis não terão suas atividades interrompidas. E o melhor: previne-se acidentes e prejuízos.

A locação de geradores é apenas um dos serviços da Exsergia – Soluções em Infraestrutura e Geração de Energia. Conheça nossos produtos no portal www.exsergia.com.br.

 

 

 

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.