07/02/2019

A importância do projeto elétrico para o sucesso de uma obra

O sucesso de uma obra começa na execução do projeto

O primeiro passo de uma obra é sua concepção, um trabalho que demanda análise e tomadas de decisões aliada a expertise e vasto conhecimento no tema, entre tantas outras situações que se apresentam ao longo desse processo. Imagine não ter como antecipar problemas nesta fase tão importante? Por isso, a execução de um projeto de engenharia é uma excelente ferramenta para o sucesso de qualquer serviço na área.

 

Mas, o que é um projeto elétrico?

Projeto elétrico consiste na compilação detalhada das informações referente a instalação elétrica do estabelecimento, podendo ser residencial ou industrial. Ele sinaliza a localização de cada ponto de energia, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, carga de cada circuito, etc.

 

Benefícios do projeto elétrico no planejamento de uma obra

O projeto elétrico deve ser realizado antes do início da execução de uma obra, ele gera economia e serve de auxílio para os engenheiros ou encarregados da obra. Através dele, é possível estimar a quantidade de materiais, equipamentos e máquinas a serem adquiridas, prever falhas de instalações, prever o consumo para melhor rendimento do mesmo, além de alertar quanto aos pontos de segurança das instalações, entre outros benefícios.

 

Diferença entre projetos elétricos industriais e residenciais

Os principais fatores que diferenciam um projeto elétrico residencial de um industrial são os equipamentos e máquinas instaladas, a complexidade dos sistemas extras exigidos e a capacidade enérgica prevista.

 

O que os projetos elétricos devem prever

A Norma Regulamentadora 10 (NR-10) define alguns itens que devem constar nos projetos elétricos, como:

10.3.1 É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.”

10.3.2 O projeto elétrico, na medida do possível, deve prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito.”

10.3.3 O projeto de instalações elétricas deve considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes e as influências externas, quando da operação e da realização de serviços de construção e manutenção.”

10.3.4 O projeto deve definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.”

10.3.5 Sempre que for tecnicamente viável e necessário, devem ser projetados dispositivos de seccionamento que incorporem recursos fixos de equipotencialização e aterramento do circuito seccionado.”

10.3.6 Todo projeto deve prever condições para a adoção de aterramento temporário.”

10.3.7 O projeto das instalações elétricas deve ficar à disposição dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado.”

 

Normas para projetos elétricos

Ainda segundo a NR-10, “o projeto elétrico deve atender ao que dispõem as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho, as regulamentações técnicas oficiais estabelecidas, e ser assinado por profissional legalmente habilitado”.

Para garantir um projeto elétrico com segurança e confiabilidade, os profissionais da área devem realizar seus trabalhos com base na ABNT NBR 5410:2014 versão corrigida 2008. De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma “aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso: residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, incluindo as pré-fabricadas”. “Esta norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”.

 

Expertise

Consulte-nos, contrate a Exsergia!

A Exsergia LTDA é uma empresa especializada em engenharia elétrica, com mais de 10 anos de atuação no território nacional. Nosso portfólio abrange soluções em infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção de equipamentos e locação de equipamentos.

Telefone: (13) 3219-1206

E-mail: comercial@exsergia.eng.br

Saiba mais em www.exsergia.eng.br

 

 

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.