09/10/2018

A importância da manutenção na cabine primária de energia

A cabine primária é a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição, que é o responsável por distribuir dentro do estabelecimento. A Exsergia atua há 10 anos no setor de infraestrutura e geração de energia. O projeto, a instalação e a manutenção de cabines primárias são apenas algumas de nossas expertises. Temos engenheiros e corpo técnico com know-how para garantir o funcionamento deste complexo sistema.

Toda cabine primária é composta por vários dispositivos: transformadores, disjuntores, chaves seccionadores, banco capacitores, fusíveis, sistemas de proteção e monitoramento, TC’s (transformador de corrente) e TP’s (transformador de potência) entre outros componentes.

Para que tudo funcione perfeitamente, estar com as políticas de manutenção em dia é fundamental.

Quais são os tipos de manutenção?

Preventiva: a Exsergia recomenda aos clientes que ela seja realizada anualmente. Este tipo de manutenção tem como objetivo realizar medições dos componentes e equipamentos elétricos, pequenos reparos, coleta de óleo isolante do transformador e posterior analise.

Preditivas: ocorre entre as manutenções preventiva e corretiva. Trata-se do acompanhamento periódico dos equipamentos da cabine primária, baseando-se na análise de dados coletados na manutenção preventiva, por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O objetivo é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.

Corretiva emergencial: é realizada quando os equipamentos presentes na cabine primária apresentam falhas e problemas, sendo necessária a intervenção de equipes qualificadas. Na grande maioria esse tipo de manutenção ocorre por falta/falha das manutenções preventivas e preditivas. Por tratar-se de um atendimento urgente, o cliente tende a desembolsar uma maior quantia para o reparo dos equipamentos, fora o custo intangível “não atendimento de seus clientes e obrigações”.

Corretiva programada: é proveniente das inspeções realizadas na manutenção preventiva, quando a equipe técnica identifica, através de medições, procedimentos e inspeções, possíveis adequações a serem executadas. Diante disso, a empresa responsável pela manutenção realiza um planejamento técnico e operacional para atender as necessidades da cabine primária do cliente, aliada a uma parada programada do estabelecimento, o que viabiliza a redução dos custos.

Manutenção condicional: consiste em refinar os parâmetros de monitoramento e os valores dos limites definidos inicialmente para cada equipamento. Nela são levados em conta as condições de trabalho e particularidade de cada equipamento. Este tipo de manutenção está diretamente relacionado à coleta e análise de dados sobre o estado do equipamento e seus componentes.

Segurança

É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) durante qualquer intervenção em cabine primária. Ainda conforme a NBR-14039, é necessário a realização de ensaios elétricos anuais nos equipamentos de proteção presentes na cabine primária. São eles: tapete de proteção, luva de proteção, vara de manobra, extintor de incêndio, entre outros.

A Exsergia também realiza esses tipos de ensaios após uma análise da cabine primária. Conheça esse e outros nossos serviços. Entre em contato com nossa equipe e peça um orçamento.

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.