05/02/2019

A importância da análise de óleo em transformadores de energia

O transformador de energia é um dos equipamentos elétricos mais conhecido, ele tem a função de transformar a energia recebida da concessionária para a instalação, seja ela, alta, média ou baixa tensão.

Algumas manutenções são necessárias para garantir o pleno funcionamento do equipamento, como é, o caso da análise de óleo. Esse tipo de manutenção geralmente ocorre em manutenções preventivas – neste link você pode saber um pouco mais sobre alguns tipos de manutenções –, a manutenção preventiva tem como objetivo realizar medições dos componentes e equipamentos elétricos, pequenos reparos, coleta de óleo isolante do transformador e posterior análise.

A análise de óleo do transformador por muitas vezes é negligenciada por gestores ou responsáveis pelo setor de manutenção da empresa, entretanto a pouca ou nenhuma intervenção no equipamento pode acarretar diversos danos, como a perda do ativo, risco de danificar os demais equipamentos, curto-circuito, interrupção da produção por longos prazos e pôr fim, alto prejuízo financeiro. Além disso, várias operações podem ser paralisadas e multas podem ser impostas às empresas inoperantes.

Os transformadores utilizam óleo isolante, a principal função deste óleo é garantir o isolamento elétrico, extinguir descargas elétricas parciais e arcos elétricos e servir como meio de troca térmica para a refrigeração do equipamento.

 

Como é realizado o processo de análise de óleo

 

Na Exsergia, realizamos a coleta de uma amostra do óleo isolante do transformador no decorrer da execução da manutenção preventiva do mesmo equipamento, após isso, o óleo é submetido a um laboratório, onde ocorre a análise de óleo, no qual a qualidade do óleo é avaliada por meio de ensaios físico-químicos de tensão, alteração de cor, interface, índice de neutralização, rigidez, teor de água e perdas dielétricas. Durante a análise, é identificado o grau de oxidação, contaminação, concentração de água, presença de impurezas, reutilização do óleo, entre outras características.

 

Manutenção preditiva

 

A manutenção preditiva ocorre entre as manutenções preventiva e corretiva. Trata-se do acompanhamento periódico dos equipamentos da cabine primária, baseando-se na análise de dados coletados na manutenção preventiva, por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O objetivo é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas. A análise físico-química de óleos isolantes faz parte das várias ferramentas da Manutenção Preditiva e deve ser tratada com urgência em casos de alterações nos componentes do óleo. A Exsergia executa manutenções em transformadores, cabines primárias, secundárias e subestações de energia, realizando a análise de óleo dos equipamentos.

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento (13) 3219-1206 ou comercial1@exsergia.eng.br.

Saiba mais de outros serviços da Exsergia em: www.exsergia.eng.br

Imprensa – Exsergia

Nosso canal de imprensa foi desenvolvido para fornecer notícias e manter todos atualizados sobre as atividades.